November 17, 2017

Avaliação e acompanhamento nutricional

O acompanhamento nutricional é imprescindível durante a gestação, lactação e introdução alimentar do bebê. Muitas mamães têm dúvidas do que comer, o que contribui e atrapalha no desenvolvimento do bebê e de uma gestação saudável.

O acompanhamento nutricional durante a gestação é importante para que a gestante possa controlar o ganho de peso durante esse período. Aumentos excessivos podem trazer complicações, como o diabetes gestacional e hipertensão, a qual pode levar à pré-eclâmpsia e complicações no momento do parto. Além disso, estudos demonstram que bebês que nascem acima do peso podem vir a se tornar adultos obesos e adquirir doenças crônicas, como o diabetes. Além disso, no acompanhamento nutricional a gestante pode tirar dúvidas a respeito da melhor alimentação durante esse período e suas principais dificuldades, além de ser preparada para o aleitamento materno.

No período da lactação a atuação do profissional nutricionista se torna importante tanto para auxiliar na prática do aleitamento, como também para adequar as demandas nutricionais existentes nessa fase. A mamãe aproveita as consultas para tirar dúvidas e esclarecer os mitos sobre a alimentação e o leite materno, como também verificar o desenvolvimento do bebê.

A alimentação complementar é uma fase de muita angústia para as mães e um período especial para a criança que está aprendendo a saborear os alimentos, suas texturas, aromas e cores. O nutricionista irá auxiliar no aconselhamento dos alimentos ideais para introduzir em cada etapa do desenvolvimento do bebê, respeitando os hábitos alimentares da família e ajustando as necessidades nutricionais.

É importante procurar um profissional qualificado desde a descoberta da gestação para ajustar as demandas nutricionais e auxiliar nos desconfortos causados por alterações fisiológicas específicas da gestação, promovendo assim uma assistência integral do cuidado com o respeito a particularidade de cada gestante

Este serviço é prestado por Elenice Oliveira, entre em contato