October 27, 2017

Acompanhamento psicológico

Desde o resultado positivo da gravidez até alguns meses seguintes ao parto é comum que as mulheres passem por profundos e contraditórios sentimentos, que são movidos por crenças, valores pessoais, familiares, sociais e culturais. Nem sempre a gestação e a maternidade é um perfeito “mar de rosas”. A nova realidade, às vezes, desperta um misto de sensações que pode provocar certos desconfortos emocionais que se intensificam à medida que transcorre este ciclo gravídico-puerperal.

O pré-natal psicológico é um cuidado importante para a saúde mental da gestante, constituindo-se de um atendimento psicoterápico voltado para humanização e individualização do processo gestacional, no qual a mulher e a família são acolhidos e compreendidos em toda a sua singularidade subjetiva. Tem como objetivo principal a preparação psicológica da gestante para que a mesma possa se desenvolver emocionalmente durante esta fase.

Através de escuta qualificada e do olhar diferenciado para os distintos aspectos do ciclo gravídico-puerperal, o pré-natal psicológico também atua de maneira preventiva em diversos aspectos, como depressão pós-parto, psicose puerperal entre outros.

Quem pode buscar o pré-natal psicológico?

Todas as gestantes, com ou sem pré-disposição a algum transtorno depressivo ou ansioso.

—-

Este serviço é prestado por Luna Maia, entre em contato